segunda-feira, 11 de janeiro de 2016



Às vezes nossos animais de estimação têm comportamentos extravagantes que não entendemos: as vezes deixamos passar como brincadeiras por serem comportamentos curiosos, dados pelo caráter ou pela situação, por isso rimos  brincando com os amigos. Na maioria das vezes é justo não se preocupar, mas em outras ser apreensivo em relação a saúde de seu amigo de 4 patas e prestar atenção nos seus sinais pode salvar a vida deles! Cães e gatos têm suas próprias maneiras de demonstrar os sentimentos, a dor, o desconforto e cabe ao homem perceber esses sinais de alerta, observando suas reações e suas alterações.
Por acaso já aconteceu de você ver seu cachorro ou gato apoiando a cabeça repetidamente contra uma superfície dura? Então este artigo é ideal para você! 


Foi a Steunpunt voor Dieren, uma famosa associação holandesa de proteção aos animais, que lançou o alarme que se alargou como fogo em toda a rede. A mensagem é clara: se você ver seu animal de estimação apoiando a cabeça várias vezes durante o dia contra as paredes da casa, contra os aquecedores ou móveis, sem ter a intenção de jogar ou fazer suas unhas, então você precisa levar o seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível. Este tipo de atitude, na verdade é, o principal sintoma de doenças graves. Não entre em pânico, mas não subestime nem a situação: a sua intervenção imediata, com o diagnóstico e o tratamento adequado, serão capazes de salvar a vida do seu bichinho!
Quais DOENÇAS se escondem por trás deste comportamento anormal? Quais são os outros SINTOMAS? Informa-te pela saúde do seu amigo de 4 patas.


O ato compulsivo, portanto não controlado, de pressionar a cabeça contra uma superfície que se opõe com uma resistência chama-se head pressing, e é um dos principais sintomas de algumas doenças muito graves. Certamente é a indicação de desconforto e poderia ser uma maneira de aliviar a dor através da pressão. Entre as piores perspectivas pode se tratar de tumor cerebral, infecção do sistema nervoso, intoxicação por chumbo, hipernatremia ou hiponatremia ou seja, doenças metabólicas que envolvem a alta ou a baixa concentração de sódio no sangue. Outras hipóteses que podem ser: um trauma craniano, hidrocefalia ou meningite.




Claro que existem outros comportamentos sintomáticos que podem acompanhar o head pressing: o animal pode girar ao redor dele mesmo sem motivação, ter o olhar vazio fixo para o nada, ter mudanças de humor injustificáveis, mostrar inesperados problemas de vista (por exemplo, não enxergar os obstáculos que antes evitava tranquilamente), permanecer nos cantos da casa, perder os reflexos até chegar inclusive a ter convulsões.

Portanto, é necessário levar o animal ao veterinário para uma visita: Lembre-se de levar a caderneta de saúde dele, de modo que na clínica conheçam histórico médico completo. O cão ou gato será certamente encaminhado a um exame minucioso da retina, ou seja, a um controle das condições da vista através da análise das estruturas dos olhos nas partes posteriores. Este tipo de exame, junto com aquele do sangue, é útil para iniciar a excluir determinadas inflamações, infecções e irregularidades neurológicas. No pior dos casos, dependendo das condições, mais ou menos graves, o cão ou gato sera internado para mais exames específicos. Outros testes em que seu amigo de 4 patas pode ser submetido são: tomografia computadorizada, ressonância magnética, aferição da pressão arterial, o teste da concentração de chumbo no sangue e a análise da urina podem revelar uma anormalidade no metabolismo.





Devemos sempre lembrar que a prevenção é a melhor cura e acima de tudo que você, é o proprietário, e o responsável pela saúde do seu amigo de quatro patas! Esta é a imagem da campanha de conscientização que circulou pela Internet: “Se você já viu seu animal de estimação fazendo isso. Leve-o imediatamente ao veterinário. Notar este comportamento pode salvar a vida dele”

Fonte-bamzum

0 comentários:

Categorias

Artigos mais visualizados

Facebook

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Contato

encontreipravc@gmail.com

Visualizações

4Blogs
Linkicha
meuslinks.com - Agregador de Links com Conteúdo!
Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você
Tedioso: Os melhores links